Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER. O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato Microsoft Word. O preenchimento COMPLETO dos metadados (título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), última titulação, vínculo institucional, endereço postal, telefone e e-mail) É OBRIGATÓRIO, sem os quais o artigo NÃO SEGUIRÁ PARA AVALIAÇÃO.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As URLs para das referências devem ser informadas sempre que possível.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O preenchimento COMPLETO dos metadados de todos os autores é obrigatório, sem os quais o artigo não seguirá para avaliação. O cadastro no ORCID deve ser realizado e informado nos dados de perfil do autor na revista.
  • Todos os autores-doutores do artigo submetido comprometem-se automaticamente a atuar como avaliadores de outros artigos submetidos à revista nas respectivas áreas de domínio de conhecimento. Portanto, cada artigo DEVE ter ao menos um autor doutor.
  • Deve-se preencher a afaliação institucional de cada autor durante a submissão do artigo

Diretrizes para Autores

POLÍTICAS EDITORIAIS E DIRETRIZES DA RBSH

Política de Originalidade e Declaração de Direito Autoral

A Revista Brasileira de Sexualidade Humana (RBSH) aceita contribuições originais e inéditas, desde que não tenham sido publicadas ou que estejam sendo avaliadas para publicação em outro periódico. Sob nenhuma circunstância serão aceitos artigos que tenham sido previamente publicados em outros periódicos, revistas, livros e/ou quaisquer veículos. Também são bem-vindos artigos que tenham tido seus resumos previamente publicados em livros de resumos (Anais), contanto que o conteúdo não seja duplicado. Nesses casos, as autorias devem indicar, em nota de rodapé, anexada ao título do artigo, onde e em qual evento o trecho foi publicado, juntamente com o link de acesso correspondente. Essa mesma política se aplica a artigos originados de trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses.

As resenhas de livros e teses submetidas à RBSH também devem ser originais e inéditas. A avaliação dessas resenhas será conduzida pelo Editor Geral e/ou Editores Associados da revista. As autorias das resenhas podem ser voluntárias ou feitas por convite do Conselho Editorial da RBSH. No caso dos editoriais e das entrevistas, essas publicações são exclusivas e são solicitadas pelo Editor Geral e/ou Editores Associados, alinhando-se com os objetivos estratégicos da RBSH.

Nesse link encontra-se a descrição de todas as seções da revista.

Ao submeter um artigo para publicação, as pessoas autoras do artigo assumem a responsabilidade pública pelo conteúdo, de acordo com a legislação que regula os direitos autorais no Brasil. Nesse sentido de responsabilidade, é fundamental que todas as pessoas envolvidas na produção do artigo estejam cientes da submissão do mesmo na RBSH. As autorias são responsáveis perante a RBSH, terceiros e quaisquer partes prejudicadas, sujeitando-se a todas as consequências decorrentes de plágio, contrafação e outras formas ilegais de reprodução de textos de terceiros. A RBSH recomenda que sejam seguidos critérios apropriados de atribuição de autoria, conforme orienta a denominada 'White Paper' que são as Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos (Council of Science Editors’ (CSE’s) White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications), além das diretrizes do Council of Science Editors’ (COPE).

Em acréscimo, as autorias retêm os direitos sobre a propriedade intelectual do artigo que submeteram a RBSH. No entanto, caso decidam publicar o mesmo trabalho em outra revista ou local, as autorias devem informar que o artigo foi inicialmente publicado na RBSH. Essa informação é importante para garantir a transparência e a ética na publicação científica, permitindo que todas as pessoas saibam que o trabalho foi previamente publicado em outro lugar.

Diretrizes de Boas Práticas e Ética em Pesquisa

A RBSH está comprometida em seguir as melhores práticas, conforme orientado pelo 'White Paper', com o objetivo de manter a confiança de todas as partes interessadas. Não será admitido, sob nenhuma circunstância, condutas antiéticas por parte de qualquer pessoa ou instituição envolvida no processo editorial, incluindo ainda por parte das autorias má conduta em pesquisa, como discriminação, manipulação,fabricação, falsificação e plágio. Como parte da política de admissão de artigos, a RBSH utiliza o software CopySpider para verificar a similaridade de textos. A Editora Geral está disponível para receber denúncias sobre qualquer irregularidade em publicacao@sbrash.org.br, que serão tratadas pela Equipe Editorial e, se necessário, encaminhadas para a instâncias superiores da SBRASH como a Diretoria, Conselho de Ética e Conselho Deliberativo para avaliações e pareceres técnicos.

É de suma importância que os artigos submetidos à RBSH estejam conscientes da relevância da ética nas pesquisas envolvendo seres humanos. Qualquer pesquisa que inclua seres humanos deve ser conduzida de acordo com rigorosos princípios éticos e estar em conformidade com as normas e regulamentações pertinentes. As autorias têm a obrigação de assegurar que tenham obtido todas as aprovações éticas necessárias, incluindo a aprovação de um Comitê de Ética de Pesquisa (CEP), feitas nacionalmente utilizando  o sistema Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) (http://plataformabrasil.saude.gov.br), quando aplicável a pesquisas realizadas no Brasil. Para pesquisas internacionais, sistemas equivalentes, como Institutional Review Boards (IRBs), também são aceitáveis. Além disso, é fundamental que o artigo submetido respeite a confidencialidade e obtenha o consentimento informado dos participantes da pesquisa por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), desenvolvido para pesquisa conforme orientações do CEP/Conep, bem como reporte quaisquer potenciais conflitos de interesse relacionados à pesquisa. A RBSH valoriza a observância dos princípios éticos em todas as pesquisas publicadas e reserva-se o direito de solicitar evidências de aprovação ética quando aplicável.

Política sobre o Ciência Aberta

Submissão de artigos em pré-print: A RBSH aceita a submissão de artigos que já foram disponibilizados como pré-prints e exige que eles sigam as mesmas diretrizes de submissão e boas práticas. Artigos previamente submetidos em repositórios de pré-prints são aceitos e considerados originais para publicação. No entanto, as autorias devem estar cientes de que, ao publicar um artigo como pré-print, a possibilidade de manter o sigilo durante o processo de revisão por pares é perdida. Portanto, nesses casos, é fundamental que as autorias incluam uma nota de rodapé anexada ao título do artigo, indicando claramente onde o artigo foi publicado como pré-print e fornecendo um link de acesso ao repositório correspondente.

Divulgação de Dados de Pesquisa: É altamente recomendado que as autorias do artigo façam referência e disponibilizem os dados de pesquisa subjacentes ao texto do artigo. Isso abrange arquivos de dados numéricos, códigos computacionais, sintaxes, documentos e acervos pertinentes. Esses materiais devem ser hospedados em repositórios devidamente seguros e acessíveis por meio de links nas páginas de anexos do artigo. Os repositórios sugeridos para o armazenamento são: SciELO Data, Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (IBICT), Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (CIDACS/Fiocruz), Open Science Framework (OSF), Figshare, Harvard Dataverse; Zenodo; Mendeley Data, Dryad Digital Repository, entre outros que atendam as políticas da ciência aberta.

Abertura de Identidades e Publicação de Pareceres: Oferece-se a opção de permitir identidades abertas na interação entre as autorias do artigo e revisores (pareceristas), desde que ambas as partes estejam de acordo com essa prática. Além disso, a pessoa editora responsável pelo processo de avaliação do artigo também precisa concordar com a divulgação de sua identidade. Esse processo de identidades abertas, juntamente com a publicação do artigo, inclui a divulgação dos pareceres e discussões realizadas durante a avaliação, desde que todas as partes envolvidas concordem com essa divulgação completa ou partes que foram relevantes no processo de avaliação.

Política de Verificação de Similaridade

A política de verificação de similaridade da RBSH visa garantir a originalidade e a integridade de todos os artigos submetidos. O software de detecção de plágio (CopySpider) é sempre utilizado para analisar os artigos recebidos. Caso um artigo exceda o limite aceitável de similaridade com outras fontes, a Editora Geral e a Equipe Editorial avaliarão a situação para determinar se há plágio ou uso indevido de conteúdo.

É valorizada a transparência durante o processo editorial e, portanto, em caso de possível violação de plágio, as autorias serão notificadas e terão a oportunidade de esclarecer e/ou corrigir o problema antes que o artigo seja rejeitado. Vale reiterar que a RBSH está comprometida com a ética na publicação acadêmica, seguindo as diretrizes estabelecidas na 'Política de Originalidade e Declaração de Direito Autoral' e nas 'Diretrizes de Boas Práticas e Ética em Pesquisa'.  

Políticas de Inclusão e Diversidade

A Revista Brasileira de Sexualidade Humana (RBSH) tem um comprometimento especial com políticas de inclusão e diversidade, especialmente aquelas relacionadas à diversidade sexual e de gênero, etnia, deficiência e idade. A RBSH mantém com orgulho uma ampla gama de artigos que abordam a realidade e as experiências de diferentes grupos sociais, da comunidade LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Pôli, Não-binárias e mais), além de muitos outros artigos que tratam sobre a equidade de gênero.

A Equipe Editorial possui uma diversificada variedade de formações acadêmicas e experiências profissionais no campo da sexualidade humana. É composta por indivíduos de diferentes culturas, crenças, religiões, idades e etnias em diversos gêneros e orientações sexuais e afetivas, o que demonstra o compromisso com a promoção da diversidade e a prevenção de discriminação, intolerância, perseguição, exclusão e qualquer forma de preconceito nas avaliações. Artigos que contenham perspectivas promotoras de preconceitos e discriminação, como classismo, racismo, intolerância religiosa, xenofobia, homofobia, transfobia, machismo, sexismo e/ou misoginia, serão rejeitados imediatamente. A configuração humana da Revista foi projetada para assegurar que o processo editorial seja acolhedor e respeitoso com todas as pessoas.

Para promover uma linguagem inclusiva, diversificada e livre de preconceitos na produção do seu artigo, é sugerido abaixo considerações para a redação. A não adoção das considerações e diretrizes promovidas por esses guias, diretrizes e manuais não resultará na rejeição do artigo submetido para avaliação. No entanto, a ausência de uma linguagem não inclusiva e sensível às diversas identidades e experiências das pessoas poderá ser abordada durante o processo editorial. As considerações para a utilização de linguagem inclusiva são:

  1. É importante que as autorias compreendam que a linguagem inclusiva é uma prática contínua e em constante evolução, portanto, é preciso adotar uma postura receptiva ao receber sugestões e correções acerca das pessoas e grupos que foram descritos no artigo. Da mesma forma que a linguagem utilizada em artigos em diferentes épocas ao longo da história da RBSH.
  2. É fundamental que o conteúdo publicado promova reflexões críticas sobre desigualdades de gênero, idade, ascendência étnica, cultural e geográfica, cultura, religião, orientação sexual e identidade de gênero, sem insinuar superioridade de um grupo sobre outro com base nessas características. Evite linguagem que exclua ou marginalize grupos minoritários. Promova a equidade e a igualdade em suas palavras.
  3. Evite o uso de termos com conotações pejorativas e negativas que possam perpetuar estereótipos enraizados nas desigualdades estruturais da sociedade. Seja sensível às diferenças culturais e étnicas nas palavras e expressões que você utiliza. Não assuma que certas características são inerentes a um determinada característica.
  4. Esteja ciente da terminologia correta e atualizada relacionada a grupos específicos e utilize-a de maneira apropriada. Por exemplo, ao se referir a pessoas com deficiência, pessoas autista, pessoas neurodiversas e às terminologias LGBTQIAPN+. Seja inclusivo em relação à diversidade etária, reconhecendo a contribuição e as experiências de todas as faixas etárias.
  5. Recomenda-se adotar uma terminologia inclusiva de gênero. Além de evitar o uso do "Masculino Genérico", é preferível optar por termos neutros. Por exemplo, em vez de "médico", utilize "profissional de saúde", ou substitua "paciente" por "a pessoa em tratamento" ou "as autorias" no lugar de " os autores". Você também pode considerar o uso de ambas as formas gramaticais de gênero, como "o/a terapeuta" ou "a educadora e o educador". Além disso, se você estiver familiarizado e confortável com o uso, pode optar por termos de gênero neutro.
  6. É importante considerar a clareza e a legibilidade do texto ao usar gêneros gramaticais, pois o uso excessivo pode afetar a precisão da comunicação. É possível também evitar a menção do gênero gramatical quando não for necessária a identificação (por exemplo, "especialistas afirmam" em vez de "os especialistas afirmam") ou utilizar termos coletivos (por exemplo, "o corpo docente" em vez de "os docentes" ou "a comunidade científica" em vez de "os cientistas").

Recomenda-se consulta aos guias, diretrizes e manuais sobre o assunto:

 

PROCESSO EDITORIAL

Submissão do Artigo

A submissão de artigos para a RBSH só será aceita após o cadastro por uma das pessoas autoras do artigo na plataforma OJS da Revista, onde todo o Processo Editorial ocorrerá. É importante observar que toda a comunicação relacionada ao Processo Editorial ocorrerá exclusivamente dentro da plataforma. Após o registro inicial com os principais dados da pessoa autora responsável que estará em contato durante o Processo Editorial, as etapas subsequentes coletarão as informações do artigo para iniciar o processo, que está dividido em quatro partes:

Etapa 1 (Início) – A escolha do idioma de submissão do artigo (português, espanhol e inglês) e a sessão correspondente à qual o artigo será submetido. As sessões disponíveis incluem: Artigos de Pesquisa, Artigos Opinativos e de Revisão Narrativa, Artigos de Revisão Sistemática, Integrativa e de Escopo, Estudo de Caso e Estudos de Caso Múltiplos, Resenha de Livro/Tese, Entrevista e Editorial. É essencial que as autorias reconheçam e concordem com as Políticas e Diretrizes adotadas pela RBSH, bem como cumpram os ‘Requisitos para o envio do manuscrito’. Qualquer informação relevante sobre a publicação, especialmente no caso de artigos que já tenham tido seus resumos previamente publicados em livros de resumos (Anais), originados de trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses, ou informações relacionadas ao armazenamento em pré-print, repositórios de dados e outras situações pertinentes, deve ser comunicada à Editora Geral antes do início do Processo Editorial, utilizando o campo de comentários destinado à Editora Geral.

Etapa 2 (Transferência do Artigo) – A pessoa responsável pelo processo deverá fazer o upload do arquivo do artigo em formato RTF (Rich Text Format) ou em formato Microsoft Word a partir de seu dispositivo local para a plataforma OJS da RBSH.

Etapa 3 (Inserir metadados) – A inclusão das informações descritivas relacionadas ao artigo para fins de gerenciamento e indexação. Os campos a serem preenchidos incluem: Prefixo, Título, Subtítulo, Resumo, Lista de Coautores, Fonte, Idiomas, Área do Conhecimento, Palavras-chave, Agências de Fomento e Referências.

Etapa 4 (Confirmação) – Esta é a etapa final em que as informações fornecidas são confirmadas. A pessoa responsável pela submissão poderá voltar e fazer correções, se necessário. Após clicar em 'Finalizar Submissão', nenhuma alteração poderá ser feita.

Recebimento e Avaliação do Artigo

Após a submissão, uma pré-análise é realizada no artigo original, submetida pela Editora Geral e/ou Associados, para garantir que esteja em conformidade com as políticas editoriais e diretrizes da RBSH, bem como verificar a estrutura geral, originalidade, contribuição para o campo e pertinência ao foco/escopo da Revista. Em seguida, o artigo é avaliado pelo sistema antiplágio CopySpider para cumprir a Política de Verificação de Similaridade e Política de Originalidade. Também é avaliado o cumprimento das Diretrizes de Boas Práticas e Ética em Pesquisa e Políticas de Inclusão e Diversidade. 

Após essa pré-análise, a Editora Geral indicará uma pessoa editora para ser a responsável pelo Processo Editorial e consultará à disponibilidade de duas pessoas qualificadas para atuarem como pareceristas para a avaliação do artigo. Com a confirmação da aceitação das pessoas indicadas, a avaliação do artigo será feita por meio da revisão duplo-cego (double-blind peer review) pelas pessoas pareceristas e acompanhada pela editora responsável pelo processo.

A decisão final em relação aos pareceres é registrada e é de responsabilidade da pessoa editora responsável pelo processo, representada pela Editora Geral. A média de tempo entre a submissão e a primeira resposta é de aproximadamente seis semanas. Todo o processo é estritamente realizado pela plataforma OJS da RBSH, e as devolutivas são fornecidas por meio de comentários formalizados na plataforma, seguindo um processo de desfecho da avaliação. Os comentários também podem ser feitos no arquivo original submetido no Processo Editorial, que são anexados ao desfecho. Além disso, as autorias podem receber arquivos contendo artigos e outras referências bibliográficas como contribuição para revisar o conteúdo e construir uma nova versão. Em caso de divergência na avaliação por pares identificadas pela editora responsável pelo processo e/ou Editora Geral, uma nova pessoa parecerista é convidada para avaliar o artigo. 

Não há um limite estabelecido para o número de rodadas de avaliação, e serão realizadas tantas quantas forem necessárias para garantir o completo ajuste de todas as partes envolvidas, com o objetivo de assegurar a qualidade do artigo.

 

Resultado da Avaliação do Artigo

O resultado da avaliação é recebido pela pessoa autora responsável pela submissão do artigo na plataforma OJS da RBSH. O desfecho da avaliação é classificado da seguinte forma abaixo. Se o artigo receber um parecer favorável sendo realizado todos os ajustes necessários, ele será publicado o mais rápido possível, seguindo o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling publishing). A ordem de publicação seguirá um critério cronológico em relação a outros artigos submetidos.

Aceito: Indica que o artigo foi avaliado de forma positiva pelos pareceristas. Geralmente, significa que o artigo atende aos padrões de qualidade e relevância estabelecidos pela RBSH, e não requer revisões significativas ou será submetido novamente para uma nova avaliação.

Correções Obrigatórias: Nesse caso, o parecer é positivo, mas são solicitadas correções necessárias e pertinentes. As autorias são convidadas a realizar essas correções, gerando uma versão revisada do artigo, antes de prosseguir com a publicação. Após as alterações indicadas, o artigo passará por uma nova avaliação por parte das pessoas pareceristas, que emitirão um novo parecer com base nessa revisão.

Submeter Novamente para Avaliação: Isso indica que o artigo requer revisões significativas e deve ser submetido novamente para avaliação. Foi avaliada a necessidade de uma revisão abrangente do artigo, pois ele não atendeu aos padrões metodológicos, de qualidade e relevância da Revista. Geralmente, esse parecer é acompanhado de explicações construtivas que podem auxiliar as autorias a submeterem uma nova versão mais robusta do artigo.

Submeter à outra Revista: Foi concluído que o artigo não se adequa ao escopo da RBSH. Isso geralmente ocorre quando há um consenso dos pareceres recebidos e as considerações da editora responsável pelo processo e/ou Editora Geral, indicando que o artigo está fora do âmbito de temas cobertos pela RBSH na área da sexualidade humana.

Rejeitado: Isso indica que o artigo não cumpre os critérios da revista e não é adequado para publicação. A decisão final de rejeição do artigo geralmente se baseia em problemas fundamentais que não podem ser corrigidos por meio de revisões.

 

Diretrizes aos autores

Os textos a serem publicados devem ser trabalhos originais e seguir as Normas para Publicação da Revista, baseadas nas Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520, 2023- em vigor); Informação e documentação Referências – Elaboração (NBR 6023, 2002, em vigor); Informação e Documentação - Resumo - Apresentação (A ABNT NBR 6028:2021) - Informação e Documentação - Artigo em publicação periódica científica - impressa (NBR 6022 -2003 em vigor) .

Os artigos serão submetidos ao conselho editorial da revista e aprovados para publicação.

A apresentação dos textos nas categorias 'Artigos de Pesquisa', 'Artigos Opinativos e de Revisão Narrativa', 'Artigos de Revisão Sistemática, Integrativa e de Escopo', 'Estudo de Caso e Estudos de Caso Múltiplos' e 'Resenha de Livro/Tese'

O título, resumo e palavras-chave devem constar em português, inglês e espanhol.

O resumo deverá ter no máximo 200 palavras (ou cerca de 1500 caracteres com espaço) e pode ser apresentado no modelo de introdução, objetivos, metodologia, resultados/discussão e conclusão, sem necessariamente especificar esses itens. 

Orienta-se a escolha de três (3) a cinco (5) palavras-chave para o seu artigo. É necessário que essas palavras-chave sejam selecionadas a partir do tesauro (thesaurus) do Observatório sobre Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID), que é uma adaptação do Thesaurus da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) (https://ocid.ibict.br/Skosmos/thesaurus/en/?clang=pt).

Em relação ao número de autores, sugere-se que seja de no máximo seis (6) para 'Artigos de Pesquisa' e 'Artigos de Revisão Sistemática, Integrativa e de Escopo'; três (3) autores para os artigos submetidos como 'Artigos Opinativos e de Revisão Narrativa', enquanto para 'Resenha de Livro/Tese', será aceito apenas um (1) autor. Em relação à qualificação dos autores, para 'Artigos de Pesquisa' e 'Artigos de Revisão Sistemática, Integrativa e de Escopo', pelo menos um dos autores deve possuir o título de doutor para a submissão ser considerada.

Apresentação gráfica do texto: formato A4; Fonte Times New Roman (tamanho 14 para o título, tamanho 12 para o corpo do texto e para os títulos das seções e subseções, tamanho 10 para citações diretas, notas de rodapé, título e fonte das ilustrações); Espaçamento entre linhas 1,5; Margens superior e esquerda: 3 cm - margens inferior e direita: 2 cm; O texto deve ser justificado e as referências alinhadas à esquerda; Usar somente a cor preta como padrão; As páginas devem ser numeradas; Cada início de parágrafo deve ter um recuo de 1,25 cm e sem espaçamento entre parágrafos.

Os artigos deverão ter no máximo 4.000 palavras (ou cerca de 21 mil a 28 mil caracteres com espaço), não excedendo vinte páginas. Não contando as páginas referentes à sessão do anexo.

A apresentação das Resenhas de Livros e Resenhas de Teses e Dissertações devem ter texto com dimensão variável entre três e cinco páginas e deverão ter no máximo 1000 palavras (cerca de 4.200 a 7.000 caracteres), contendo o registro e a crítica das obras, livros e teses, publicadas recentemente.

Notas, tabelas e ilustrações. As notas devem ser numeradas e colocadas no rodapé. As tabelas e demais ilustrações devem: ser encaminhadas no corpo do texto; ser numeradas, apresentar título e fonte, seguindo as normas de apresentação tabular do IBGE e as normas da ABNT.

A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do artigo e também no arquivo a partir da aba Arquivo no item "Propriedades" ou "Opções" do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo, assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Em média, os artigos submetidos são publicados em 20 semanas após a data de submissão.

Trabalhos de Pesquisa

Nesta sessão, acolhemos estudos científicos sistematizados para investigar, estudar e obter informações ou conhecimentos relacionados à sexualidade humana. Os trabalhos podem ser classificados com base em sua abordagem (quantitativa ou qualitativa), natureza (básica ou aplicada), objetivos (descritiva, exploratória e explicativa) e procedimentos (bibliográfica, experimental, documental, de campo, de levantamento, pesquisa-ação, com survey, etnográfica e etnometodológica, entre outras).

Opinativos e de Revisão

Esta sessão é dedicada a trabalhos que apresentam análises críticas, opiniões e revisões narrativas de tópicos relacionados à sexualidade humana a partir de questões formuladas pela pessoa investigadora. Ao mesmo tempo que as revisões narrativas buscam descrever ou discutir o estado atual de um tema pesquisado, ela também é provocativa ao apresentar uma perspectiva selecionada de conteúdos teóricos pelas autorias e seus diferentes pontos de vista.

Entrevista

Por meio de entrevistas com especialistas na área da sexualidade, o objetivo desta sessão é proporcionar um espaço para a livre expressão de opiniões e discussão de trajetórias pessoais e profissionais. Estas entrevistas exploram questões em temas de interesse coletivo, podendo ser atuais e controversos, proporcionando aos leitores valiosas percepções a partir das experiências, ideias e publicações realizadas por essas pessoas.

Resenha de Livro/Tese

A ideia desta sessão é apresentar as últimas publicações e tendências literárias na área da sexualidade humana por meio de uma síntese do conteúdo e um juízo de valor sobre o assunto. As publicações resenhadas podem ser um livro, uma tese e/ou uma dissertação, sendo o trabalho de quem publica nesta sessão apresentar as ideias fundamentais do conteúdo avaliado e despertar o interesse no acesso à obra original.

Estudo de Caso

Nesta sessão, apresentamos relatos detalhados de casos clínicos, experiências individuais e/ou situações específicas relacionadas à sexualidade humana. Isso pode incluir estudos de caso únicos, que buscam descrever um fenômeno em profundidade em seu ambiente real, podendo explorar o objeto de estudo para gerar hipóteses e teorias, ou estudos de caso múltiplos, que oferecem perspectivas comparativas entre os casos analisados.

Revisão Sistemática, Integrativa e de Escopo

Aqui, damos as boas-vindas aos trabalhos que sistematizam as pesquisas publicadas, utilizando diferentes métodos e protocolos. Isso inclui (a) revisões sistemáticas, que selecionam e analisam cuidadosamente estudos originais, (b) revisões integrativas, que fornecem informações amplas sobre um tema, e (c) revisões de escopo, que exploram os principais conceitos de um tema, sua dimensão e lacunas de pesquisa. A metodologia empregada na busca de fontes de referência é especificada, e o material analisado pode incluir estudos originais, revisões teóricas e relatos de casos. Essas revisões têm como objetivo proporcionar uma visão abrangente das tendências e descobertas de aspectos relacionados à área da sexualidade humana.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.