O MOSAICO DA FAMÍLIA ATUAL

ESPELHO DA SOCIEDADE

  • Edilaine Helena Scabello
  • Maria Alves de Toledo Bruns
Palavras-chave: Família, Conjugalidade, Relações de gênero, Hiper- modernidade

Resumo

Esse artigo objetiva abordar as mudanças sócio-culturais ocorridas nas últimas décadas do século XX em nossa sociedade e suas ressonâncias no eho das relações de gênero e na redefinição dos novos arranjos familiares, demarcados pelos casamentos, descasamentos, casamentos sucessivos, parcerias homossexuais entre outros modos de vivenciar as relações afetivo- sexuais. Tais relações são reconstruídas a partir dos modelos tradicionais de gênero, valores, normas sociais e sexuais. Desse modo, a família contempo- rânea espelha seu mosaico infinito de possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine Helena Scabello

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia e  Educação da FFCLRP-USP. Psicóloga formada pela FCL - UNESP - Assis-SP. Docente do ITES - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior "Dr. Aristides de Carvalho Schlobach" - Taquaritinga-SP. Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida.

Maria Alves de Toledo Bruns

Doutora em Psicologia Educacional pela UNICAMP. Especialista em Sexualidade Humana, Psicanalista. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida.

Publicado
2020-10-06
Como Citar
Helena Scabello, E. ., & Alves de Toledo Bruns, M. . (2020). O MOSAICO DA FAMÍLIA ATUAL: ESPELHO DA SOCIEDADE. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 15(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i2.504
Seção
Artigos Opinativos e de Atualização